data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alan Orlando (arquivo/ Diário)
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou, em reunião extraordinária nesta quarta-feira, a mudança da data de começo do primeiro semestre letivo de 2021. Com a alteração, a data de início passa a ser 18 de maio, junto com o começo das atividades da pós-graduação. O término do semestre está marcado, após a alteração, para 4 de setembro.
MOTIVO
Em 9 de fevereiro, quando o calendário acadêmico foi originalmente aprovado, a data de começo das atividades era 12 de abril. Desde a aprovação, o Conselho recebeu sugestões e pedidos da mudança de data, principalmente para se adaptar ao cronograma do Sisu, para que os calouros que vão ingressar na UFSM não perderem as primeiras semanas de atividade.
Duas escolas cívico-militares começam a ser implantadas na região
Os relatores da proposta explicaram que, quando aprovado o calendário, ainda em fevereiro, imaginavam que os calouros do Sisu entrariam na Universidade na segunda quinzena de abril, o que não seria efetivamente um problema. Só que, com o calendário do Sisu, esses calouros só vão conseguir começar as aulas semanas depois do começo das aulas e seriam prejudicados.
A mudança diz respeito somente ao primeiro semestre letivo deste ano e não deve influenciar no calendário do segundo semestre de 2021.
O CALENDÁRIO ATUAL DA UFSM
- Primeiro semestre de graduação - atividades começam em 12 de abril e terminam em 24 de julho
- Mudança - aulas começam em 18 de maio e vão até 4 de setembro
O CALENDÁRIO DO SISU
- Inscrições - de 6 a 9 de abril
- Resultado da chamada única - 13 de abril
- Matrícula ou registro acadêmico - de 14 a 19 de abril
- Manifestar interesse em participar da lista de espera - de 13 a 19 de abril
- Convocação dos candidatos da lista de espera - a partir de 23 de abril